Por que doramas fazem tanto sucesso no Brasil?

Histórias envolventes e romances cativantes, sem dúvida é um fator.

Por que doramas fazem tanto sucesso no Brasil? Os doramas, especialmente Kdramas e Cdramas, inesperadamente, conquistaram o Brasil e muitos outros países por diversos motivos. Em primeiro lugar, essas produções geralmente apresentam histórias envolventes e enredos cativantes que misturam romance, comédia e drama de uma forma única.
Inegavelmente, conseguem prender a atenção do público com roteiros bem elaborados, além de frequentemente incluírem histórias bem malucas.  Por exemplo, no dorama “Chicken Nugget”, a premissa aparentemente absurda de uma mulher sendo transformada em um nugget de frango após entrar em uma máquina estranha, inicialmente parece inacreditável.
No entanto, os espectadores, eventualmente, dão uma chance por curiosidade e descobrem que a trama é tão bem desenvolvida que convence e prende a atenção do início ao fim. Surpreendentemente, o espectador acaba acreditando que uma história tão maluca é possível.

Cenários exóticos e cultura diferentes

Por que doramas fazem tanto sucesso no Brasil?
Cenários exóticos e cultura diferentes

Além disso, os doramas oferecem ao público a oportunidade de ter um vislumbre da cultura, culinária, costumes e tradições dos países onde são produzidos, já que, são produções no leste e sudeste da Ásia, regiões com culturas totalmente diferentes do Brasil.

Por exemplo, nos kdramas, é raro ver cenas de casais em momentos íntimos; o máximo que se verá é dois beijos, um no começo e outro no final do dorama. Por outro lado, os cdramas apresentam um pouco mais de contato físico, sendo “um pouco mais quentes que os Kdramas”, mas ainda assim, nada comparado às produções americanas ou de outros países.

Sem dúvida, a cultura coreana valoriza muito o respeito e a etiqueta, tanto no contato físico quanto na maneira de se dirigir a outras pessoas, sejam elas mais velhas, mais novas, irmãos ou amigos íntimos. Visto que, isso contrasta fortemente com produções de outros países, onde cenas de sexo são comuns e explícitas. Assim, os doramas podem ser assistidos tranquilamente com crianças na sala, oferecendo romances clichês, histórias sobre família e momentos de cavalheirismo, respeito e muito mais.

Culinária asiática também tem influenciado muito os fãs brasileiros

Surpreendentemente, a culinária asiática tem influenciado muito os fãs brasileiros, deixando todos com água na boca. Os doramas não apenas cativam o público com suas histórias envolventes, mas também com a exibição de deliciosos pratos da culinária asiática. Embora a culinária japonesa já faça parte da cultura dos brasileiros há alguns anos, a culinária coreana tem ganhado muito espaço com o sucesso dos doramas. Muitos fãs acabam se apaixonando pela comida que veem na tela e procuram experimentar na vida real.

Os pratos e bebidas mais comuns em doramas coreanos, que têm conquistado muitos fãs, incluem:

  • Kimchi: Este acompanhamento fermentado de repolho apimentado é um dos pratos mais icônicos da Coreia e aparece em quase todas as refeições nos doramas.
  • Bibimbap: Um prato colorido e nutritivo, composto por arroz, vegetais, carne e ovo, frequentemente visto em cenas familiares ou de restaurantes.
  • Tteokbokki: Bolinhos de arroz picantes cozidos em molho de pimenta, são frequentemente consumidos como comida de rua e aparecem em muitas cenas informais.
  • Jjajangmyeon: Macarrão com molho de feijão preto, é um prato popularmente pedido para entrega e frequentemente mostrado em cenas de confraternização.
  • Ramyeon: O famoso macarrão instantâneo coreano, aparece em diversas situações, desde lanches rápidos até refeições de conforto.
  • Samgyeopsal: Fatias de barriga de porco grelhadas, geralmente acompanhadas de folhas de alface e vários acompanhamentos, são frequentemente vistas em cenas de churrasco coreano.
  • Kimbap: Rolos de arroz recheados com diversos ingredientes, são mostrados em piqueniques e almoços rápidos.
  • Soju: A bebida alcoólica mais popular da Coreia, frequentemente presente em cenas de confraternização ou desabafo.
  • Makgeolli: Um vinho de arroz levemente fermentado, geralmente apreciado em ambientes tradicionais ou durante celebrações.

Produção diferenciada

Além disso, a qualidade de produção, com figurinos impecáveis, maquiagem envolvente e estética deslumbrante, é outro fator que contribui para o sucesso dos doramas. A indústria de beleza coreana tem influenciado muitos fãs brasileiros. O dorama “Rainha das Lágrimas”, lançado este ano, exemplifica bem isso, com figurinos deslumbrantes que refletem a personalidade da personagem  acordo com seu humor. É incrível como isso tem influenciado os fãs a aderirem ao estilo.

Participação de membros de grupos de K-popK-pop

Outro fator que cativa muitos fãs é a participação de membros de grupos de K-pop, conhecidos como “idols”, nas produções. Na verdade, muitos atores também cantam e dançam, sendo quase um “pré-requisito” da indústria de entretenimento coreana. Muitos dorameiros se tornam fãs de K-pop através dos doramas e vice-versa.Juntamente com as trilhas sonoras dos doramas (OSTs), que são de tirar o fôlego, muitos fãs criam playlists no Spotify com músicas de doramas como “Goblin”, “Desgraça ao Seu Dispor”, “Descendentes do Sol”, “Hotel del Luna”, “Pousando no Amor”, “Rainha das Lágrimas”, “Lovely Runner”, entre outros. É quase impossível não querer salvar essas músicas na playlist. Segue abaixo alguns Idols que também são atores:
Jisoo
Jisoo

 Jisoo — Integrante do BLACKPINK

Participou de produções, como “Snowdrop”, onde fez a protagonista Youngro, e atuou ao lado do famoso ator Jung Haein.

 

 

IU
IU

Lee Ji-eun, nome artístico IU – Cantora, compositora e produtora musical

Participou de produções, como “Dream High” (2011), “Bel Ami” (2013), “Você é a Melhor, Lee Soon Shin” (2013), “Os Produtores” (2015), “Moon Lovers” (2016), “My Mister” (2018), “Persona” (2019), “Hotel del Luna” (2019).

 

Yoona

Yoona — Integrante do Girls’ Generation

Participou de produções, como “You Are My Destiny” (2008), “Cinderella Man” (2009), “Prime Minister & I” (2013), “Confidential Assignment” (2017), “Exit” (2019) e “Big Mouth” (2022).

 

 

Joy
Park Sooyoung, Joy

Park Sooyoung, Joy — Red Velvet

Participou de produções, como “The Liar and His Lover (2017)”, “The One and Only” (2021) e “Once Upon a Small Town” (2022).

 

 

Choi Minho, Minho

Choi Minho, Minho — SHINee

Participou de produções, como “Pianist” (2010), “Salamander Guru and the Gang” (2012), “To The Beautiful You” (2012), ‘Medical Top Team” (2013), “Hwarang” (2016), “The Princess and the Matchmaker” (2018), “Yumi’s Cells” (2021) e “The Fabulous” (2022).

 

Bae Suzy, Suzy

Bae Suzy, Suzy — Miss A

Participou de produções, como “Dream High” (2011), “Architecture 101” (2012), “The Sound of a Flower” (2015), “Enquanto Você Dormia” (2017), “Vagabond” (2019), “Start-up” (2020) e “Apaixonado de Maneira Incontrolável” (2016), Start-Up (2020), Anna (2022) e Doona! (2023).

 

Lee Junho, Junho

Lee Junho, Junho – 2PM

Participou de produções, como “Memory” (2016), “Chefe Kim “(2017), “Faça chuva ou faça sol” (2017), “Wok of Love” (2018), Confession (2019), “The red Sleeve” (2021), “Sorriso Real” (2023)

 

Duração curta e focada em um núcleo principal

Outro aspecto relevante é a duração dos doramas, que não são tão curtos quanto um filme, nem tão longos quanto séries americanas com múltiplas temporadas. Geralmente, os doramas contam com cerca de 12 a 16 episódios, sendo raro ver com mais ou menos que isso.

Mesmo os doramas com mais de uma temporada costumam ter 10 a 20 episódios no máximo em cada uma. Já os cdramas podem ter entre 25 e 35 episódios. Essa duração permite que os espectadores mergulhem na história sem perder o foco, possibilitando até mesmo maratonas de 16 episódios em um único dia. As histórias são curtas, têm começo, meio e fim muito bem elaborados e cativantes, prendendo o espectador, e consequentemente viciando.

Um escape do estresse e da realidade

Atualmente, muitas pessoas encontram nos doramas uma forma de escapar do estresse do dia a dia e até mesmo lidar com questões emocionais, como a depressão. Além disso, durante a pandemia de Covid-19, houve um aumento significativo no consumo de doramas, especialmente no Brasil, que se tornou o terceiro país que mais consumiu esse tipo de conteúdo.

Por consequência, isso se deve em parte aos enredos leves, cheios de magia e finais felizes, que proporcionam momentos de descontração, bem-estar e novas perspectivas. Apesar de, ser ficção, muitas lições e aprendizados podem ser tirados dessas histórias. De fato, pessoas inseridas em grupos de dorameiros frequentemente compartilham como os doramas foram um fator importante para sair da depressão e ajudar a escapar do estresse.

Assim, a combinação de histórias envolventes, representação cultural, elencos carismáticos, tem contribuído para o sucesso estrondoso dos doramas em todo o mundo.

Gostou desse conteúdo? Leia também o artigo 15 Doramas Coreanos Imperdíveis!.
Confira essa Playlist das melhores OSTs de Kdrama.

 

Deixe um comentário